Época 2011
11-04-2010 13:39
Depois de uma temporada indubitavelmente negativa, o Sporting prepara-se para levar a cabo uma revolução no plantel. O responsável pelo futebol, Costinha, já admitiu que não há jogadores inegociáveis e, para consolidar o desejo de mudança do diretor e do presidente José Eduardo Bettencourt, o conjunto de Alvalade terá, obrigatoriamente, de vender alguns ativos para garantir verbas que sustentem o investimento pretendido.
Olhando para o atual plantel dos leões, há três elementos que, no caso de uma eventual transferência, permitem realizar um encaixe financeiro bastante elevado: Miguel Veloso, João Moutinho e Daniel Carriço.
Cobiçado por grandes clubes europeus - Fiorentina, Inter, Manchester United, Manchester City e Barcelona são alguns dos emblemas que já têm o polivalente médio referenciado -, Miguel Veloso perfila-se como o principal candidato à saída.
Com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, o internacional português, de 23 anos, tem efetuado uma temporada muito positiva - 11 golos em 40 partidas - e o facto de ter o bilhete para o Mundial'2010 praticamente assegurado poderá abrir-lhe, ainda mais, as portas da saída.
Oportunidade
No mesmo patamar deVeloso encontram-se Moutinho e Carriço, dois titulares indiscutíveis esta temporada mas que podem deixar Alvalade no caso de aparecerem propostas que se aproximem das respetivas cláusulas de rescisão.
Aliás, num passado não muito distante, João Moutinho mostrou vontade em deixar o Sporting. Na altura, os leões recusaram uma proposta do Everton, no valor de 15 milhões de euros, mas após uma época um pouco abaixo das expectativas, o passe do capitão, de 23 anos, poderá ser transacionado por valores similares àqueles rejeitados no passado. Recorde-se que Zenit, Lyon e, mais uma vez, o Everton já mostraram interesse no concurso do médio.
O caso de Carriço é um pouco mais complexo: o central, de 21 anos, relegou o campeão do Mundo, Polga, para o banco de suplentes, mas só uma presença na África do Sul poderá valorizar o jogador, ao ponto da SADverde e branca aceitar uma proposta suficientemente tentadora para ceder um ativo que ainda possui uma margem de progressão elevada. Porém, Manchester City, Milan e At. Madrid estão atentos ao internacional Sub-21.
A par destes três elementos há ainda o caso de Rui Patrício. Alvo de várias observações por parte do Manchester United, não seria de admirar que o guardião, de 21 anos, seguisse as pisadas de Cristiano Ronaldo ou Nani.
Desequilíbrios
Analisando o atual plantel dos leões, facilmente se verificam alguns desequilíbrios, principalmente na defesa: Grimi é o único lateral-esquerdo de raiz e em compensação a ala oposta possui três soluções - João Pereira, Abel e Pedro Silva. A polivalência de Caneira e Veloso foram disfarçando estas debilidades, mas na preparação da nova época os leões terão, obrigatoriamente, de retocar o sector mais recuado.
A juntar à possível transferência de Carriço, o Sporting poderá vender, ainda, um dos laterais-direitos (com Pedro Silva a assumir-se como o principal candidato), e não está colocada de parte a saída de Anderson Polga. A cumprir a sétima temporada no Sporting, o internacional brasileiro, de 31 anos, foi perdendo espaço no onze e poderá rumar ao seu país de origem para terminar a carreira.
Há, contudo, três situações no grupo de trabalho verde e branco que merecem especial destaque. Após a controvérsia, Izmailov parece ter chegado ao fim da linha em Alvalade. Jogador de inegável qualidade, o médio, de 27 anos, deverá regressar à Rússia, numa operação que poderá significar um bom encaixe financeiro (7 milhões de euros).
Tal como o Czar, também Vukcevic e Hélder Postiga - a par de Stojkovic [ver peça à parte] - têm ainda o futuro em equação.
Opções regulares de Paulo Bento, os dois jogadores leoninos poucas vezes foram utilizados por CarlosCarvalhal ao longo dos 28 encontros que o técnico bracarense, de 44 anos, leva em Alvalade. Aliás, o internacional português ainda não se estreou a marcar esta época e o montenegrino está a exibir-se muitos furos abaixo daquilo que já mostrou no passado.
No entanto, qualquer decisão sobre o planeamento da nova temporada terá de passar por Costinha, José Eduardo Bettencourt e também pelo sucessor de Carvalhal no comando técnico da formação leonina.
———
Voltar